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  • Mas o que significa Endomarketing?
    É toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos.

    Endomarketing ou Marketing Interno tem se tornando uma ferramenta de extrema importância para as organizações. A razão de tal importância é porque constitui-se em um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar todas as pessoas que trabalham na empresa na implementação e operacionalização de ações mercadológicas.

    O principal benefício que se busca é o fortalecimento e construção de relacionamentos, compartilhando os objetivos da empresa e fortalecendo estas relações, inserindo a noção de que todos são clientes de todos também dentro da empresas.

    Antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo. O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto/serviço e o colaborador.

    Isto significa tornar o colaborador um aliado, fomentando a idéia de que seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa.

    O Endomarketing deve ser trabalhado como uma ferramenta de comunicação e integração permanente.

    A linha de comunicação deve estabelecer um amplo sistema de informações capaz de dar subsídios para que todos possam cumprir suas tarefas com eficiência.

    É importante que todos saibam a respeito dos objetivos, estratégias, metas e formas de atuação só assim é possível começar a entender e atender os clientes externos de forma mais coerente e eficaz, diminuindo custos, tempo e possibilitando o surgimento de um clima interno mais harmônico no qual todos compartilham do mesmo senso de direção e de prioridades.


    FÁBIO LUCIANO VIOLIN
    Mestre em Estratégias e Organizações _ UFPR
    Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico – PUC-PR
    Professor universitário, palestrante e consultor de empresas.




  • Defin. resumida: Babylon.com
    Conjunto de ações de marketing institucional dirigido ao público interno
    (colaboradores, fornecedores, acionistas, e vendedores).
















































      Endomarketing